quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Nossos trabalhos


Espetáculos:

Realizamos três espetáculos nesses quatro anos, acreditando que a qualidade do trabalho se dá por via da pesquisa que o embasa e não de uma produção frenética de “produtos culturais” destinadas ao consumo do tipo “Peça o número 2” ( ou o famoso fast food).

Mavutsinim e o Canto do Uirapuru, de 2004. Espetáculo Infantil no qual um caboclo urbano, descendente de índios, conta cinco histórias que lhe foram transmitidas oralmente por seus antepassados, utilizando-se, para isso, de elementos cênicos feitos com materiais que os catadores de lixo pegam nas ruas.

Navalha na Carne, de 2005/2006. Encenação sobre a obra de Plínio Marcos. Três personagens, um cafetão, uma prostituta, e o faxineiro da pensão onde vivem, presos em seu barraco/gaiola/moradia, vivenciando um cotidiano onde o mais forte devora o mais fraco.
Navalha na Carne reestreiará em janeiro de 2008, na cidade de Salvador.

Desconcerto, Estreiando no dia 18 de outubro de 2007, no Teatro Gregório e Matos, em Salvador. É a encenação do Texto inédito da dramaturga argentina Diana Raznovich. A pianista Irene della Porta interrompe o concerto onde executaria a Sonata Patética de Ludwig Van Beethoven, e passa a discutir com o público o pacto feito com seu empresário para a execução de um show silencioso que substitua a censura que recai sobre seu instrumento. Estreada em 1981, no Ciclo de Teatro Aberto(http://www.teatrodelpueblo.org.ar/teatro_abierto/index.htm), esta obra tem sido considerada pelos críticos e estudiosos como uma das “mais belas e poéticas manifestações teatrais de nossa própria repressão”

O Teatro Abierto foi um movimento dos artistas teatrais de Buenos Aires que surgiu em 1981 sob o regime militar e desapareceu em 1985, um ano depois da retomada da democracia. Nasceu pelo impulso de um grupo de autores dispostos a reafirmar a existência da dramaturgia argentina exilada pela censura das salas oficiais e silenciada nas escolas de teatro do Estado.





4 comentários:

LFFERRARI disse...

PARABÉNS A TODOS PELA CRIAÇÃO DE UM BLOG PARA A DIVULGAÇÃO DE UM TRABALHO TÃO IMPORTANTE.MUITO SUCESSO.ESTAREI SEMPRE ACOMPANHANDO.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Queria ver aquí fotografias dos espetáculos... Grande abraço!

Anônimo disse...

É sempre interessante quando uma companhia de Teatro de preocupa naum só com a apresentação de um espetáculo, mas tb com a concepção de uma obra que nos remeta a considerações sobre a visão do teatro na contemporâneidade.
Agradeço pela emoção sentida na estréi,a para poucos, de um espetáculo que certamente imprimirá uma marca no teatro baiano, assim como Navalha da Carne o fez.
" Acabou gente... Acabou gente... Acabou..."
Parabéns ao André Rosa pela atuação, parabéns ao cenógrafo!! Sucesso para a companhia!!!!

Unknown disse...

Meu povo por gentileza, vão ver a mostra de meus alunos!
beju
espero vcs lá!


Homens de Alumínio

Uma adaptação de “Homens de Papel” de Plínio Marcos, texto escrito em 1967 que aborda o cotidiano de moradores de rua catadores de latinha (catadores de papel no texto original), marginalizados por uma sociedade cada vez mais excludente e desigual, explorados por aqueles que detém as armas da dominação. Trata-se do jogo de poder, da exploração do homem pelo homem, da luta pela sobrevivência e por melhores condições de vida. Nessa montagem, os personagens oscilam entre cães vira latas e homens oprimidos pelo sistema capitalista, que para maior obtenção de lucro, cria novos valores sociais-valores não humanos.


Horário 19h
Direção Gabriela Sanddyego
Texto Adaptação de Homens de Papel de Plínio Marcos
Elenco Grupo de Teatro Falando Sériou
Dias Quinta- feira (13/12)
Ingressos R$1,00 (preço único)
Gratuito para Industriários e Dependentes
Classificação Livre


Edição Família

Peça teatral resultado de improvisações coletivas do Grupo de Teatro Jovens em Senna, busca refletir criticamente sobre relações familiares e suas problemáticas, levantando questionamentos à cerca de: virgindade, gravidez na adolescência, violência doméstica, uso de drogas, homossexualidade e a falta de diálogo entre pais e filhos.”Edição Família”, tem o formato de um programa televisivo intercalado com comerciais de produtos inusitados, misturando tristezas e alegrais da família nossa de cada dia.








Horário 19h
Direção Gabriela Sanddyego
Texto Criação Coletiva do Grupo de Teatro Jovens em Senna
Elenco Grupo de Teatro Jovens em Senna
Dias Sexta-feira (14/12)
Ingressos R$1,00 (preço único)
Gratuito para Industriários e Dependentes
Classificação Livre